top of page

Os desafios de morar em outro país

  • Foto do escritor: Flávia Pagliusi
    Flávia Pagliusi
  • 11 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Vista diurna de montanhas nevadas e asa de um avião a partir da janela de uma aeronave sugerindo mudança de país

Quando decidimos nos aventurar em terras estrangeiras, embarcamos em uma jornada de descobertas, desafios e movimento. Morar em outro país pode ser uma experiência emocionante, mas também repleta de obstáculos que nos confrontam no mais profundo da nossa subjetividade.

Uma sensação bastante comum é a de estar fora de lugar, desconectado dos espaços e das pessoas como se estivéssemos deslocados, alienados. O fator linguístico, dependendo da sua familiaridade com a nova língua, pode ser um grande empecilho para que se possamos nos sentir seguros e confiantes mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia, como comprar algo para comer, pedir informações ou resolver conflitos. Tudo isso somado a complexas camadas de diferenças culturais que, além de afetarem a maneira como nos alimentamos, nos movemos pela cidade e interagimos com as pessoas, também podem provocar profundas alterações na percepção que temos de nós mesmo e da ideia de identidade e pertencimento. Pensar em viver todas essas mudanças longe da nossa rede de apoio e dos nossos afetos pode ser um desafio perturbador.


Nesse sentido, a psicanálise online pode ser uma ferramenta valiosa no enfrentamento dos sentimentos de solidão e isolamento que sobrevêm, nos convidando a olhar para a incerteza e a ambiguidade que inevitavelmente acompanham qualquer grande mudança de vida. Em vez de buscar certezas e respostas definitivas, nos entregamos à busca incessante de significado em meio à complexidade da experiência humana.


O uso da tecnologia tem nos auxiliado a diminuir um pouco as distâncias, aquietando os ecos da saudade. Mas, para além disso, e especialmente após a alarmante pandemia de COVID-19, esses dispositivos têm sido cada vez mais utilizados para proporcionar espaços seguros e acolhedores de acompanhamento terapêutico, e a psicanálise não ficou de fora. Para aqueles que estão longe do seu lugar de origem, muitas vezes sedentos pela escuta da língua materna, as ferramentas e plataformas digitais têm ajudado a garantir o acesso a um acompanhamento psicanalítico com um profissional brasileiro, familiarizado e sensível a essas importantes nuances culturais.


Morar em outro país é uma jornada de crescimento e transformação, repleta de desafios e oportunidades. Ao integrar os insights da psicanálise nessa jornada, podemos navegar com mais movimento e resiliência pelos tumultos da mudança, encontrando um novo jeito de estar no mundo e em nosso novo lar.

Whatsapp +55 19 993762260

©2024 por Flávia Pagliusi

bottom of page